×
Daniel Dutra, Diretor
Convés Artigos, Estudos
Daniel Dutra, Diretor

Com reposicionamento de marca, Vitoria Stone Fair reforça seu compromisso com a novidade

Após reposicionamento de marca, a Vitoria Stone Fair assume uma identidade mais estratégica e elegante, visa alcançar um novo público e manter seu destaque global como maior feira de rochas ornamentais das Américas. Leia o artigo e conheça todos os detalhes deste projeto assinado pela Marino.

Após 20 anos de história, a Vitoria Stone Fair apresenta seu reposicionamento de marca. Segundo a Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere realizadora do evento, “esta mudança reflete a nossa vontade de reforçar o nosso propósito fundacional e se tangibiliza em uma nova estratégia de marca sintetizada na frase “A novidade faz parte da evolução”.

O projeto foi liderado pela Marino, com a estreita colaboração de Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, e Diogo Broetto, Head de Produto da empresa.

Podemos resumir o trabalho de rebranding realizado para Vitoria Stone Fair assim:

“A síntese do novo posicionamento da Vitoria Stone Fair, sob a frase ‘A novidade faz parte da evolução’, pretende destacar o compromisso da marca com o novo, o surpreendente”.

Daniel Dutra, Diretor da Marino.

Sob uma perspectiva criativa, aqui na Marino nós procuramos neste projeto uma conexão de significado real com as rochas naturais. Para nós, as rochas são uma prova de que anos de evolução geram resultados surpreendentes. 

Antes e depois do logotipo da Vitoria Stone Fair.

Cada linha, desenho, textura são criados pela ação do tempo e trazem singularidade. A identidade que a Vitoria Stone Fair apresenta é uma nova linguagem inspirada na elegância surpreendente das rochas naturais.

Novo logotipo da Vitoria Stone Fair, projetado pela Marino.

Um mergulho no setor de Rochas Ornamentais

O projeto de rebranding da Vitoria Stone Fair teve início em junho de 2021. Com a pandemia e a pausa do setor de eventos no mundo, encontramos um momento oportuno para avaliar as mudanças e realizações ao longo da história e reinventar a marca da maior feira de rochas ornamentais das Américas.

O primeiro e importante passo foi mergulhar no setor das rochas ornamentais e compreender como a Vitoria Stone Fair se relaciona com os outros atores do mercado.

O nome Vitoria Stone Fair não é à toa. O Espírito Santo representa mais de 80% das exportações brasileiras de rochas ornamentais e tem o maior arranjo produtivo de rochas do país. São cerca de 1.600 empresas no Estado que geram mais de 25 mil empregos diretos e 100 mil indiretos, distribuídas nos 78 municípios.

“A Vitoria Stone Fair tem feito um trabalho que ajudou a promover e organizar o setor de rochas naturais no Brasil. Agora, somos percebidos não somente como uma feira, mas uma cadeia de possibilidades de negócios.”

Flávia Milaneze, CEO da Milanez Milaneze.

A capilaridade da Vitoria Stone Fair acompanha o protagonismo capixaba. Atualmente, a Vitoria Stone Fair é a maior feira de rochas ornamentais das Américas.

Anualmente, a feira reúne cerca de 18 mil visitantes, incluindo compradores, arquitetos, designers e profissionais do mercado da construção, de mais de 60 países, que apresentam tendências, novidades e inovações do mercado, e permite que fornecedores, compradores e profissionais realizem networking e fechem negócios.

Uma aposta na mudança com significado

É bastante comum durante os esforços de pesquisas e levantamento de dados de um projeto de rebranding ser realizado um trabalho de benchmarking. O objetivo desta técnica é olhar para as melhores práticas do mercado no qual a empresa estudada está inserida.

No caso da Vitoria Stone Fair, a equipe da Marino direcionou a atenção para marcas de segmentos completamente diferentes, mas que em nossa análise compartilham de atributos da marca da feira, são elas: Olimpíadas e São Paulo Fashion Week.

Nossa análise dessas duas marcas trouxe insights que confirmaram o diagnóstico da mudança de marca da Vitoria Stone Fair.

Assim como ocorre nas Olimpíadas, em que os atletas se preparam durante anos para esse evento, na Vitoria Stone Fair, as empresas do setor compartilham de um sentimento de competição e celebração do setor.

No setor da moda, as grandes marcas nacionais aguardam para lançar suas principais novidades na elegante São Paulo Fashion Week. Do mesmo modo, a Vitoria Stone Fair é o evento mais aguardado pelo setor de rochas naturais para lançar as principais tendências no globo.

Em um contexto em que a mudança é a única constante, a Vitoria Stone Fair aposta em uma mudança de marca positiva e com significado. O desafio é reforçar o propósito da feira como uma plataforma de conexões transformadoras inspiradas a partir das rochas brasileiras, bonitas e únicas por natureza.

O trabalho de rebranding deixou claro que hoje a Vitoria Stone Fair é mais do que uma feira, ela é uma plataforma de convergência de diversos temas – engenharia, arquitetura, tecnologia, inovação e negócios –  que dá visibilidade às rochas naturais brasileiras ao mundo inteiro.

“A Vitoria Stone Fair coloca o Brasil dentro de um panorama mundial, é o nosso portfólio vivo apresentado por uma semana para milhares de pessoas e centenas de países”.

Diogo Broetto, Head de Produto da Milanez & Milaneze.

A feira é um local de encontro com o novo, espaço onde as empresas capixabas e nacionais surpreendem o mercado global de rochas. Com a feira, a elegância, beleza, diversidade e singularidade das rochas naturais podem ser apreciadas e valorizadas, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Olhar atento sobre a arquitetura e o design

Ao longo do período de workshops de diagnóstico da marca, a Marino entendeu a necessidade de que a nova marca da Vitoria Stone Fair atuasse como um interlocutor entre as empresas de mineração e extração de rochas e os arquitetos e designers.

A intenção principal é construir um ambiente de diálogo entre esses atores com o objetivo final de trazer mais valor para as rochas naturais.

“Temos um público muito forte de compradores, mas vamos também trazer o público especificador, que são os arquitetos e designers. Montamos uma feira pensando em todos esses atores, rica em materiais novos, exóticos e aplicados em mobiliários e ambientes”.

Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze.

Em parceria com a Casa Vogue e It’s Natural, a Vitoria Stone Fair 2023 trouxe um ciclo de palestras com grandes nomes da área de design, decoração, arquitetura e arte sobre assuntos mais pertinentes e urgentes para o setor de rochas ornamentais, como tecnologia, arquitetura, aplicação de materiais, conservação e sustentabilidade.

Bate-papo com Vivian Coser, Miriam Addor, Paulo Giafarov e Rodrigo Toledo, mediado pelo Diretor de Conteúdo da Casa Vogue, Guilherme Amorozo.

O ciclo de palestras foi mediado pelo editor-chefe da Casa Vogue, Guilherme Amorozo. Ele destacou a importância deste espaço de diálogo na Vitoria Stone Fair para aproximar arquitetos e designers do universo de possibilidades que as rochas naturais oferecem. 

Esse olhar atento para este público de arquitetos e designers teve desdobramentos importantes nas escolhas do projeto de identidade gráfica da nova marca, desde a construção do logotipo até as escolhas cromáticas.

Logotipo e voz tipográfica elegantes

A Marino escolheu a Blacker Sans como tipografia institucional da marca com o objetivo de consolidar o espírito precursor da feira no segmento em seu novo sistema de identidade gráfica.

Com sua personalidade ousada, as fontes escolhidas entregam uma voz tipográfica ao mesmo tempo clássica e moderna, fazendo com que os textos fiquem ótimo tanto no papel, quanto nas telas, em pequenos e em grandes formatos.

Essa escolha favorece a versatilidade das aplicações da marca da Vitoria Stone Fair, sem perder a elegância na comunicação.

Blacker Sans como tipografia institucional para a Vitoria Stone Fair.

Espaço cromático neutro para as rochas brilharem

Outra mudança visível na imagem corporativa da feira é o uso de cores mais escuras, criando uma aparência mais austera e elegante, quando comparada à comunicação antiga.

Com o compromisso de colocar as rochas naturais brasileiras no centro da mensagem, definimos cores que reforçam a identidade brasileira no imaginário do público.

Assim, criamos uma gama de tons de verde, amarelo dourado e marrom âmbar, versáteis, com personalidade e que funcionam perfeitamente em suportes impressos e digitais.

Sistema cromático da Vitoria Stone Fair.
Cartazes modelos projetados para a Vitoria Stone Fair.

Clique aqui e confira todos os detalhes desse projeto.

Vitoria Stone Fair: uma plataforma econômica, ambiental e cultural

Assim como o design, as rochas naturais podem ser entendidas como um campo interdisciplinar. Se considerarmos seus aspectos técnicos, as rochas congregam noções de engenharia, geologia, tecnologia; no âmbito do desenvolvimento se estabelecem a partir de tópicos da economia, do meio ambiente e da cultura.

Se analisarmos desta forma, a Vitoria Stone Fair, não só movimenta um mundo de oportunidades de negócio, promovendo as rochas brasileiras, como permite que o mundo conheça a beleza plural e singular que é o Brasil e a nossa cultura.

Este processo de constante transformação e evolução é a máxima que sintetiza o novo posicionamento da marca da Vitoria Stone Fair.

A mais recente edição da Vitoria Stone Fair com o novo posicionamento de marca ocorreu em fevereiro de 2023 e atraiu mais de 15 mil visitantes de 56 países, um aumento de 15% em relação à edição anterior,  movimentando aproximadamente US$ 200 milhões (R$ 1 bilhão de reais) em transações comerciais. 

20ª edição da Vitoria Stone Fair realizada entre os dias 7 e 10 de fevereiro, em Vitória, no Espírito Santo.

Dentre as 300 marcas expositoras, estiveram presentes empresas que também tiveram sua comunicação desenvolvida pela Marino, a Cava Rochas, empresa brasileira de extração e comercialização de mármore, e a Aço Art, fabricante de máquinas inteligentes para o beneficiamento de rochas.

Que tal elevar o seu negócio para o próximo nível com um reposicionamento completo de marca? A Marino está aqui para mergulhar na profundidade do seu negócio e ajudá-lo a se destacar com uma marca forte. Entre em contato conosco!

Deixe seu comentário


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] já tem uma experiência no setor de rochas ornamentais, com projetos como o reposicionamento da Vitoria Stone Fair, a maior feira de rochas das Américas, e o rebranding completo da Aço Art, o maior fabricante […]