
Com uma história de mais de duas décadas, a empresa ultrapassou fronteiras e já levou seus produtos a grandes centros nacionais, como Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Atualmente, alcançaram o mercado do Mercosul, produzindo produtos de alta qualidade, inovando através da tecnologia e fortalecendo sua história através do compromisso nas entregas deliciosamente saudáveis.

Com a expansão da área de atuação, a Agro Bianvirc procurou a Marino para organizar a comunicação e criar uma identidade visual que explorasse uma linguagem gráfica bem brasileira, tropical e colorida.
Este foi um projeto de Redesign de Identidade de Marca, com desafios clássicos do design gráfico, percebidos e superados pela Marino. Confira mais detalhes desse projeto incrível!
Design Gráfico Raiz
Foram dedicados longos três meses para pesquisas a fim de garantir uma compreensão exata do negócio, que produz no Espírito Santo e distribui para diversas regiões do Brasil e outros países do Mercosul, e também dos problemas enfrentados pela identidade visual antiga.
O desafio da Marino foi criar uma nova Identidade Visual para a marca que assumiria um novo nome – Agro Bianvirc (e não mais Bianchini) – que explorasse uma linguagem gráfica bem brasileira, colorida e tropical, ao mesmo tempo em que resolvesse desafios em design.
Durante essa pesquisa aprofundada, identificamos uma série de desafios que precisavam ser enfrentados pela nova identidade visual da Agro Bianvirc.
Alguns desses desafios incluíam:
- A necessidade de funcionar em suportes muito pequenos, como etiquetas de identificação dos produtos com apenas 3 cm de largura.
- Levar em consideração a plotagem dos baús dos caminhões, que possuem larguras que ultrapassam 8 metros.
- A impressão nas caixas de transporte de frutas, que apresentavam fatores limitantes em termos de qualidade de impressão.

“Diante desses desafios, o novo sistema de identidade visual precisava ser versátil e adaptável. Ele deveria funcionar tanto no ambiente digital quanto no impresso, considerando diferentes condições de impressão, tamanhos pequenos ou grandes, além de diferentes métodos de impressão e quantidade de cores”
comenta o diretor executivo da Marino, Daniel Dutra.
Como resultado, a Identidade da Marca é composta por duas assinaturas: uma horizontal e uma vertical, sendo esta última a principal devido à aplicação nos principais pontos de contato da marca.
O desenho do logotipo é formado por tipos orgânicos, com cantos propositadamente arredondados e altura-x ampliada para facilitar a leitura em pequenos formatos. Os textos institucionais são compostos em Bunday, família de fontes que possuem uma serifa pronunciada (slab).
As cores da marca foram inspiradas nas produções, nas fazendas e principalmente nas frutas. O verde foi escolhido como cor principal porque faz contraste com o amarelo, representado pela banana, carro-chefe da Agro Bianvirc.
Para compor, produzimos um esquema de ilustração baseado nas folhas de bananeira para ser utilizado nos fundos institucionais.

E aí, acha que conseguimos trazer a brasilidade dos produtos da Agro para o novo sistema de identidade visual da marca?
Reforçando a marca

Um dos principais Pontos de Contato da marca Agro Bianvirc são os adesivos que acompanham os produtos da empresa, servindo não apenas para identificar as frutas, mas também para fortalecer a identidade da marca junto aos seus consumidores.

Foram testadas várias versões, cores e tamanhos de etiquetas até chegar ao formato atual com a assinatura vertical, prezando pela legibilidade, ponto importantíssimo na hora da impressão em suportes consideravelmente pequenos.
Os adesivos apresentam um sistema gráfico padrão que combina com todas as frutas e um QR-Code direcionado para o site da marca, que também é um projeto que leva a assinatura da Marino.
Além dos adesivos, a Marino desenvolveu outros pontos de contato, como as caixas das frutas, os caminhões plotados, a fachada da empresa e toda a papelaria institucional. Com uma identidade alinhada, coerente e reconhecível, a Agro Bianvirc conseguiu fortalecer sua marca e se destacar no mercado.

Com a ajuda da Marino, a empresa também criou uma presença digital forte, com um site moderno e atraente e uma estratégia de conteúdo consistente nas redes sociais.

Um serviço completo que nos encheu de orgulho do início ao fim! E, você, o que achou do nosso projeto? Conseguimos transmitir o que queríamos?