Você já se perguntou como é possível transformar ideias em resultados concretos por meio da comunicação?
Toda jornada criativa começa com um elemento essencial: o Briefing. É nessa etapa inicial que as bases são estabelecidas, os objetivos são delineados e as rotas são traçadas para alcançar o sucesso.
Podemos dizer, sem nenhuma dúvida, que o Briefing é o ponto de partida, o alicerce que sustenta todo o processo criativo.
Mas como transmitir de forma clara e concisa as ideias e os objetivos de cada projeto? Como assegurar que todas as informações essenciais sejam compreendidas e utilizadas para guiar o desenvolvimento de uma comunicação eficaz?
A Marino te ajuda nisso! Preparamos uma série especial de três artigos sobre o Briefing e seu valor na busca pela melhor comunicação possível.
Neste primeiro artigo, nosso navio zarpa em direção a um restaurante em Paris, França, onde brincaremos com a analogia entre o Briefing e o pedido em um cardápio desconhecido.
Prepare o seu apetite para uma série que promete satisfazer sua busca por conhecimento sobre o papel fundamental das direções de projeto para uma comunicação eficaz.
⠀
O Desafio
Imagine um casal em uma viagem romântica a Paris, aproveitando o inverno encantador. Eles visitam a majestosa Torre Eiffel e passeiam pelas deslumbrantes lojas da Champs-Élysées.
Para finalizar essa jornada perfeita, decidem jantar em um restaurante especial em Levallois-Perret. Vamos brincar um pouco e descrever um lugar bem conhecido na região, o Le Zinc du Marché.
No Le Zinc du Marché, a experiência gastronômica começa antes mesmo de você se sentar à mesa.
A atmosfera aconchegante, a iluminação suave e a decoração charmosa criam o cenário perfeito para uma noite memorável. O aroma delicioso das iguarias francesas paira no ar, despertando o apetite e a curiosidade.
⠀
Ambos se sentam e pegam os cardápios, mas há um pequeno obstáculo: eles não falam francês.
Eis aqui o desafio! Assim como o casal faminto por uma deliciosa refeição, o cliente em busca de comunicação e marca tem suas próprias expectativas e anseios.
E, como alinhar os desejos à entrega?
⠀
O Atendimento
Nesse momento, o garçom se aproxima para fazer o Briefing ou, nesse caso, o pedido.
O Briefing é como o pedido anotado pelo garçom, mas quem o executa não é ele. Da mesma forma, aqueles que fazem parte do processo de direcionamento do projeto geralmente não fazem parte da equipe responsável pela execução do projeto.
Aí é que entra o poder de um bom atendimento. Assim como o casal enfrenta o desafio de compreender o cardápio em francês, muitas vezes o cliente não fala a língua da comunicação, da marca, do marketing.
Isso pode ser um grande obstáculo na hora de fazer o briefing, será que eles realmente sabem o que estão pedindo? Será que conseguem expressar claramente sua fome de resultados?
Nesse momento, o atendimento desempenha o papel fundamental dessa primeira parte, que é fazer as perguntas certas, fazer o cliente ser compreendido mas também alinhar as expectativas do mesmo com a realidade.
Às vezes, o cliente deseja que o prato esteja pronto em cinco minutos, mas ele requer um tempo adequado para ser preparado. Da mesma forma, o trabalho de comunicação exige seu próprio tempo de execução, e é crucial mapear e deixar claro as possibilidades.
Mesmo que a cozinha esteja altamente equipada, assim como a Marino possui uma equipe de designers e especialistas multidisciplinares de primeira linha, há limitações de tempo e recursos.
Às vezes, o cliente tem restrições específicas, como alergias alimentares ou preferências vegetarianas. Esses fatores precisam ser claros nesse Briefing, caso contrário, alguém pode acabar se sentindo mal.
E às vezes, o cliente não tem nenhum pedido extravagante, apenas deseja um pouco mais de “molho”. Ouvir essa necessidade e transmiti-la de forma clara à cozinha e sua equipe é igualmente importante.
⠀
O Próximo Passo
Mas, o que acontece antes do Briefing? Como uma agência de comunicação se prepara para transformar suas ideias e objetivos em ações tangíveis e eficazes?
No próximo artigo, vamos explorar a etapa de preparação dos ingredientes-chave que vão converter seu Briefing em uma comunicação poderosa e impactante.
Continue nos acompanhando nessa jornada rumo ao sucesso e mergulhe nos bastidores da produção de conteúdo e estratégias de comunicação.
Você consegue perceber pontos de melhoria na forma como comunica seus pedidos? Deixe nos comentários e conte com a Marino para ajudá-lo a alcançar o máximo potencial em sua comunicação.
⠀
Créditos
Ideia original e revisão final: Daniel Dutra | Redação: Julio Cesar Souto