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Julio Cesar, Produtor de Conteúdo
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Julio Cesar, Produtor de Conteúdo

Vida em plástico realmente parece fantástica: Análise da Estratégia de Marca e Comunicação do filme Barbie

Se você pensa que esse é só um filme sobre uma boneca infantil, você não imagina a aula de branding e os bilhões envolvidos nesse universo cor de rosa. Leia o texto e descubra o porquê acreditamos que o novo filme da Barbie está prestes a se tornar um objeto de estudo como uma das mais eficientes trabalhos de gestão de marca e comunicação já realizadas na história.

A Barbie é tudo – essa foi a premissa dos primeiros posters lançados pelos times de marketing da Warner Bros Pictures e Mattel para promoverem o tão aguardado live-action da Barbie.

Realmente, ao prestarmos atenção na estratégia escolhida, a icônica boneca criada em 1959 pela empresária Ruth Handler, é tudo e está em, basicamente, todos os lugares! 

Ruth Handler e sua invenção, a boneca Barbie.

Seu lançamento doméstico será nesta sexta-feira, 21 de julho. Aqui no Brasil, o filme foi lançado no dia 20, mas a campanha para o filme começou ainda em 2022 e deixou o mundo com dúvidas a respeito da qualidade do filme, escrito e dirigido pela queridinha do indie Greta Gerwig. 

Greta Gerwig, Diretora e Roteirista do filme Barbie.

Entretanto, mesmo com a possibilidade de que teríamos mais um live-action desnecessário e de qualidade duvidosa, já era tarde demais: Barbie estava em discussão e não sairia tão cedo. 

E isso não é à toa! De mansão dos sonhos em Malibu, na Califórnia, à colaborações com marcas gigantescas, é impossível fugir do Mundo da Barbie. A pergunta é: por que fugiríamos? 

Hoje, a Marino te convida a entrar um pouco mais nesse mundo cor-de-rosa e conhecer sobre as estratégias de gestão de marca e comunicação por trás do filme do ano.

64 anos de Barbie: uma marca que ultrapassa gerações 

Quando pensamos em marcas gigantescas como, por exemplo, a Coca-Cola, qual a cor que relacionamos ao produto? É difícil não pensar no vermelho da sua embalagem, ou até mesmo no preto, que é a cor da bebida. 

Mundo da Barbie imaginado para o filme.

No caso da Barbie, a cor rosa consegue ser o reconhecimento da marca e toda mensagem que a marca precisa. E, sim, queremos dizer isso de forma literal! 

Durante a campanha de lançamento, em vários locais ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos, diversos outdoors divulgavam o lançamento de um dos filmes mais aguardados da década. 

O que não é uma novidade, porém, neste caso, o reconhecimento de marca foi o bastante. Esses materiais foram divulgados apenas por um retângulo rosa, a data de lançamento e nada mais. Literalmente. 

O tom cor-de-rosa e a tipografia da Barbie foram o bastante para criar barulho em um outdoor de divulgação do filme.

Consegue imaginar sua marca entregando sua mensagem sem dizer absolutamente nada, utilizando apenas uma cor? É o sonho de qualquer negócio!

Nesse caso, esse tipo de reconhecimento só é possível pelos mais de 60 anos de história da boneca e pelo poder de uma Gestão de Marca que se mantém firme por gerações desde sua criação pela Mattel. 

A estratégia: 50 tons de rosa 

Uma marca verdadeiramente icônica, acompanhada por duas das maiores empresas em seus respectivos segmentos, está trilhando uma estratégia realmente brilhante. 

Barbie (interpretada por Margot Robbie) em uma das cenas do filme.

A campanha, que inclui o uso magistral das cores, inúmeras colaborações com marcas gigantes, a aplicação inteligente de novas tecnologias e o uso massivo das redes sociais, está prestes a se tornar um objeto de estudo como uma das mais eficientes estratégias de lançamento já realizadas na história. Entenda:

1. Essa Barbie é VOCÊ – Inteligência Artificial e Interatividade 

Vamos começar com o uso de novas tecnologias, como a IA, que vem sendo cada vez mais utilizada e debatida em 2023. 

Em abril deste ano, junto ao lançamento dos posters promocionais, o time de marketing disponibilizou uma ferramenta de Inteligência Artificial, onde o usuário poderia fazer o upload de uma foto, escrever sua própria tagline e gerar um poster do filme com seu rosto. Ou de outros, como aconteceu e gerou diversos memes pelas redes sociais. 

Posters promocionais divulgados para o filme Barbie.

A estratégia conseguiu cativar o mercado facilmente, afinal de contas, neste caso, o mercado é a Internet e seus usuários. 

Usando de uma tecnologia que cativa a curiosidade de qualquer pessoa com acesso a Internet e permitindo a interação entre o público e o marketing do filme, o resultado, como era de se esperar, foi viral.

2. Barbie para adultos – Colaboração com Marcas

Colaborações entre marcas estão longe de serem novidades, certo? Porém, a diferença aqui é na magnitude dessas parcerias. 

Mansão dos Sonhos da Barbie em Malibu, parceria Mattel e Airbnb.

A Warner renovou um imóvel e o transformou na Mansão dos Sonhos do filme, em Malibu, Califórnia, e com a ajuda da Airbnb, empresa para pessoas anunciarem e reservarem hospedagens, disponibilizou a mansão para hóspedes por um pernoite entre os dias 21 e 22 de julho. 

O evento promocional garantiu a hospedagem de duas pessoas sem custos e a presença do Ryan Gosling (interpretando seu personagem no filme, Ken) recebendo-os em sua estadia. 

Nas redes sociais, o barulho foi absoluto. Não apenas por usuários querendo saber quais as regras para participar dessa ação, mas também por aqueles que foram surpreendidos pela grandiosidade da mesma. 

Além da grandiosidade, é importante destacar que essa parceria, assim como a utilização da IA, também demonstra uma quebra de padrões para a marca. Afinal, Barbie é uma linha de produtos que, majoritariamente, se associa ao mercado infantil. 

O marketing utilizado aqui pode alcançar crianças, mas é direcionado para adultos e suas colaborações seguem esse direcionamento. 

Combo BK Barbie.

Xbox, jogos, linha de maquiagem, redes de cinemas, redes de fast food, como o Burger King, que lançou seu Combo BK Barbie, entre diversas outras, são apenas algumas das empresas que se juntaram e ajudaram a criar ainda mais o hype por trás do filme.

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3. Viral ou nada – Redes Sociais

Não houve saída. Os usuários de plataformas, como Instagram e Twitter, não conseguiam tirar os olhos da campanha de lançamento deste produto, o filme. 

Além das ações, devidamente parabenizadas por suas estratégias, o filme contou com a ajuda dos fãs da marca, dos atores e seus próprios times de estrategistas. 

Durante o press release, a Internet não conseguiu fugir de comentar os divertidos e belos looks da protagonista Margot Robbie, que foram inspirados no guarda–roupa de sua personagem no filme, a Barbie. 

Mais uma tática bem empregada de Marketing e Gestão de Marca. Nesse caso, tanto para a linha de produtos Barbie quanto para a marca pessoal da atriz. Nos últimos anos, vimos a moda tomar cada vez mais espaço na promoção de filmes e mais uma vez mostra o porquê. 

Inesperadamente, outro ponto a ser analisado aqui foi a colaboração surpresa que surgiu através das redes sociais, o “Barbenheimer”, que é a junção entre os nomes Barbie e Oppenheimer, que foram lançados no mesmo dia, hoje. 

Robbie como Barbie e Cillian Murphy como Robert Oppenheimer no filme Oppenheimer.

Ambos tiveram uma grande equipe de marketing, possuem nomes gigantescos de Hollywood, na produção e na frente das câmeras, e a internet não pôde deixar de viralizar mais uma vez.

Poster criado por fãs.

O que começou como uma rixa entre filmes, terminou como um acordo de que ambos podiam ter seu espaço e o público deveria assistir os dois. Os atores entraram na brincadeira e, a partir daí, mais uma parceria de sucesso foi firmada. 

Como pudemos perceber, as estratégias para o lançamento do filme não vieram apenas de um time exclusivo, mas sim de uma Gestão de Marca completa por parte da Mattel, que permite manter a Barbie como uma das marcas mais conhecidas do mundo. 

Junto a isso, temos o uso correto do uso de tendências e o entendimento claro sobre quem é o público-alvo do filme e como alcançá-lo. 

O mundo da Barbie está de portas abertas nos cinemas. E, aí? Está animado(a) para a experiência? 

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