A Barbie é tudo – essa foi a premissa dos primeiros posters lançados pelos times de marketing da Warner Bros Pictures e Mattel para promoverem o tão aguardado live-action da Barbie.
Realmente, ao prestarmos atenção na estratégia escolhida, a icônica boneca criada em 1959 pela empresária Ruth Handler, é tudo e está em, basicamente, todos os lugares!
Seu lançamento doméstico será nesta sexta-feira, 21 de julho. Aqui no Brasil, o filme foi lançado no dia 20, mas a campanha para o filme começou ainda em 2022 e deixou o mundo com dúvidas a respeito da qualidade do filme, escrito e dirigido pela queridinha do indie Greta Gerwig.
Entretanto, mesmo com a possibilidade de que teríamos mais um live-action desnecessário e de qualidade duvidosa, já era tarde demais: Barbie estava em discussão e não sairia tão cedo.
E isso não é à toa! De mansão dos sonhos em Malibu, na Califórnia, à colaborações com marcas gigantescas, é impossível fugir do Mundo da Barbie. A pergunta é: por que fugiríamos?
Hoje, a Marino te convida a entrar um pouco mais nesse mundo cor-de-rosa e conhecer sobre as estratégias de gestão de marca e comunicação por trás do filme do ano.
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64 anos de Barbie: uma marca que ultrapassa gerações
Quando pensamos em marcas gigantescas como, por exemplo, a Coca-Cola, qual a cor que relacionamos ao produto? É difícil não pensar no vermelho da sua embalagem, ou até mesmo no preto, que é a cor da bebida.
No caso da Barbie, a cor rosa consegue ser o reconhecimento da marca e toda mensagem que a marca precisa. E, sim, queremos dizer isso de forma literal!
Durante a campanha de lançamento, em vários locais ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos, diversos outdoors divulgavam o lançamento de um dos filmes mais aguardados da década.
O que não é uma novidade, porém, neste caso, o reconhecimento de marca foi o bastante. Esses materiais foram divulgados apenas por um retângulo rosa, a data de lançamento e nada mais. Literalmente.
Consegue imaginar sua marca entregando sua mensagem sem dizer absolutamente nada, utilizando apenas uma cor? É o sonho de qualquer negócio!
Nesse caso, esse tipo de reconhecimento só é possível pelos mais de 60 anos de história da boneca e pelo poder de uma Gestão de Marca que se mantém firme por gerações desde sua criação pela Mattel.
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A estratégia: 50 tons de rosa
Uma marca verdadeiramente icônica, acompanhada por duas das maiores empresas em seus respectivos segmentos, está trilhando uma estratégia realmente brilhante.
A campanha, que inclui o uso magistral das cores, inúmeras colaborações com marcas gigantes, a aplicação inteligente de novas tecnologias e o uso massivo das redes sociais, está prestes a se tornar um objeto de estudo como uma das mais eficientes estratégias de lançamento já realizadas na história. Entenda:
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1. Essa Barbie é VOCÊ – Inteligência Artificial e Interatividade
Vamos começar com o uso de novas tecnologias, como a IA, que vem sendo cada vez mais utilizada e debatida em 2023.
Em abril deste ano, junto ao lançamento dos posters promocionais, o time de marketing disponibilizou uma ferramenta de Inteligência Artificial, onde o usuário poderia fazer o upload de uma foto, escrever sua própria tagline e gerar um poster do filme com seu rosto. Ou de outros, como aconteceu e gerou diversos memes pelas redes sociais.
A estratégia conseguiu cativar o mercado facilmente, afinal de contas, neste caso, o mercado é a Internet e seus usuários.
Usando de uma tecnologia que cativa a curiosidade de qualquer pessoa com acesso a Internet e permitindo a interação entre o público e o marketing do filme, o resultado, como era de se esperar, foi viral.
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2. Barbie para adultos – Colaboração com Marcas
Colaborações entre marcas estão longe de serem novidades, certo? Porém, a diferença aqui é na magnitude dessas parcerias.
A Warner renovou um imóvel e o transformou na Mansão dos Sonhos do filme, em Malibu, Califórnia, e com a ajuda da Airbnb, empresa para pessoas anunciarem e reservarem hospedagens, disponibilizou a mansão para hóspedes por um pernoite entre os dias 21 e 22 de julho.
O evento promocional garantiu a hospedagem de duas pessoas sem custos e a presença do Ryan Gosling (interpretando seu personagem no filme, Ken) recebendo-os em sua estadia.
Nas redes sociais, o barulho foi absoluto. Não apenas por usuários querendo saber quais as regras para participar dessa ação, mas também por aqueles que foram surpreendidos pela grandiosidade da mesma.
Além da grandiosidade, é importante destacar que essa parceria, assim como a utilização da IA, também demonstra uma quebra de padrões para a marca. Afinal, Barbie é uma linha de produtos que, majoritariamente, se associa ao mercado infantil.
O marketing utilizado aqui pode alcançar crianças, mas é direcionado para adultos e suas colaborações seguem esse direcionamento.
Xbox, jogos, linha de maquiagem, redes de cinemas, redes de fast food, como o Burger King, que lançou seu Combo BK Barbie, entre diversas outras, são apenas algumas das empresas que se juntaram e ajudaram a criar ainda mais o hype por trás do filme.
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3. Viral ou nada – Redes Sociais
Não houve saída. Os usuários de plataformas, como Instagram e Twitter, não conseguiam tirar os olhos da campanha de lançamento deste produto, o filme.
Além das ações, devidamente parabenizadas por suas estratégias, o filme contou com a ajuda dos fãs da marca, dos atores e seus próprios times de estrategistas.
Durante o press release, a Internet não conseguiu fugir de comentar os divertidos e belos looks da protagonista Margot Robbie, que foram inspirados no guarda–roupa de sua personagem no filme, a Barbie.
Mais uma tática bem empregada de Marketing e Gestão de Marca. Nesse caso, tanto para a linha de produtos Barbie quanto para a marca pessoal da atriz. Nos últimos anos, vimos a moda tomar cada vez mais espaço na promoção de filmes e mais uma vez mostra o porquê.
Inesperadamente, outro ponto a ser analisado aqui foi a colaboração surpresa que surgiu através das redes sociais, o “Barbenheimer”, que é a junção entre os nomes Barbie e Oppenheimer, que foram lançados no mesmo dia, hoje.
Ambos tiveram uma grande equipe de marketing, possuem nomes gigantescos de Hollywood, na produção e na frente das câmeras, e a internet não pôde deixar de viralizar mais uma vez.
O que começou como uma rixa entre filmes, terminou como um acordo de que ambos podiam ter seu espaço e o público deveria assistir os dois. Os atores entraram na brincadeira e, a partir daí, mais uma parceria de sucesso foi firmada.
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Como pudemos perceber, as estratégias para o lançamento do filme não vieram apenas de um time exclusivo, mas sim de uma Gestão de Marca completa por parte da Mattel, que permite manter a Barbie como uma das marcas mais conhecidas do mundo.
Junto a isso, temos o uso correto do uso de tendências e o entendimento claro sobre quem é o público-alvo do filme e como alcançá-lo.
O mundo da Barbie está de portas abertas nos cinemas. E, aí? Está animado(a) para a experiência?