Vamos fazer um exercício juntos? Imagine uma empresa chamada Maregê. A única informação que você sabe sobre essa marca é o seu nome. Aliás, é a primeira vez que você ouve falar de Maregê. Respire fundo, deixe o seu cérebro começar a imaginar e reflita: Maregê, Maregê, Maregê…
Maregê é uma marca internacional ou uma marca brasileira? O que ela vende? A qual setor ela pertence? Você compraria os produtos Maregê? É uma marca de tecnologia, do agronegócio? Seria Maregê a nova vacina contra a COVID-19? Maregê é um aplicativo? Você dirige um Maregê ou veste Maregê? Você depositaria o seu dinheiro no banco digital Maregê? Qual seria a história do negócio?
Se você puder, responda a essas perguntas junto com algum amigo. Eu tenho certeza que vocês poderiam concordar em algumas respostas, e sabe o por quê? As palavras evocam significados e, ainda que seja a primeira vez que vocês ouvem este nome, por compartilharem um contexto, os cérebros iniciam associações compartilhadas. As palavras podem contar uma história comum em sua mente.
O nome da marca é um ativo valioso para somar ao seu negócio. O nome certo é atemporal, não cansa, é fácil de dizer e lembrar: ele representa algo significativo e facilita extensões da marca.
Na Marino, aproveitamos o poder das palavras para criar nomes (naming, em inglês), frases e narrativas que transmitem a mensagem e a personalidade da sua marca, tornando-a não só diferente, como lembrada e escolhida no mercado.
Um bom projeto de nome de uma marca pode contribuir para a construção da identidade do negócio, posicionando-o corretamente no mercado e facilitando a comunicação com seus diversos públicos de interesse. Por outro lado, uma escolha de nome arbitrária e negligente acarreta problemas legais, culturais e estratégicos.
A Marino possui um método para o desenvolvimento de nomes de marca organizado em três etapas importantes:
- Pesquisa e levantamento de informações que se inicia a partir do preenchimento do briefing.
- Geração de alternativas de nomes de marca a partir de técnicas criativas e parâmetros estratégicos alinhados ao diagnóstico da pesquisa preliminar.
- Seleção e análise das alternativas com base nos parâmetros do posicionamento da marca, escala de diferencial semântico e viabilidade de registros legais.
Quando o processo de naming é realizado de forma cuidadosa, ele pode auxiliar na identificação do segmento em que a empresa ou o produto atuam e contribui para a geração de associações positivas para a marca, expressando conceitos de forma clara. Já o oposto pode trazer confusões e dificuldades na inserção ou posicionamento de uma empresa em um determinado mercado.
Ah, retomando a introdução do nosso texto, você está curioso para descobrir se acertou o que é Maregê? Clique aqui e veja a resposta.