Dentro de um projeto de posicionamento e estratégia de marca, realizamos uma etapa crucial de pesquisa, levantamento de dados e diagnóstico de mercado, a qual apresenta seus próprios desafios.
No entanto, na Marino, conseguimos agilizar e facilitar essa etapa por meio de abordagens eficazes. Existem dois elementos que contribuem para o sucesso dessa fase:
- Contamos com técnicas globais comprovadas, que nos guiam na execução da pesquisa de forma eficiente, proporcionando resultados relevantes.
- Além disso, nosso extenso networking nos permite estabelecer conexões valiosas e acessar informações privilegiadas no mercado, por meio de conversas com empresas do setor, arquitetos, designers de interiores e engenheiros de minas.
A partir dessas metodologias e recursos, conduzimos diversas pesquisas, entrevistas de profundidade com o grupo gestor, visitas presenciais e interações com profissionais-chave, a fim de obter insights fundamentais para o projeto de Gestão de Marca da CAVA.
Vale destacar também que a Marino já tem uma experiência no setor de rochas ornamentais, com projetos como o reposicionamento da Vitoria Stone Fair, a maior feira de rochas das Américas, e o rebranding completo da Aço Art, o maior fabricante brasileiro de máquinas para beneficiamento de rochas.
Agora, vamos conferir como ficou o resultado desse projeto abrangente e como a CAVA Rochas se posiciona no mercado nacional e internacional.
“Queremos fazer história e ela será de mármore” – Estruturação de Marca
Um dos primeiros desafios do projeto foi o processo de diagnóstico e definição do posicionamento da marca da CAVA Rochas.
Depois de muitas reuniões de alinhamento, entendemos que a CAVA é uma empresa com um portfólio de Mármores Aré de beleza exótica e propriedades físicas únicas. E foi nisso que apostamos.
Para nos nortear, desenvolvemos o slogan “Queremos fazer história, e ela será de mármore”. Ele expressa o propósito da marca alinhado com toda a estrutura e o histórico da empresa.
A CAVA Rochas tem anos de história, que se somam à trajetória do fundador da empresa, o Zizinho. Ele fez história com o granito, e agora fará história com o mármore.
Após identificarmos a melhor rota para a marca, chegamos em uma das nossas partes preferidas de todo processo: a criação da Identidade da Marca. Para a CAVA, o projeto se concentrou em ajustes finos no logotipo com o objetivo de melhorar sua legibilidade.
Também foram selecionadas tipografias para todas as comunicações da empresa e organizada a paleta de cores com tons institucionais: o vermelho forte e levemente dessaturado, acompanhado de tons para cada um dos mármores da empresa.
Outro ponto importante para a estruturação da marca foi o desenvolvimento da identidade verbal da CAVA Rochas, escolhemos desde os nomes de toda linha de produtos do Mármore Aré até um conjunto de textos institucionais e comerciais que foram aplicados em todas as comunicações da empresa.
Redação publicitária é coisa séria e estudamos com muito cuidado para quem falamos, o que falamos e como falamos. Isso para o mercado nacional e internacional.
O trabalho primoroso de redação em português e em inglês verificou a intenção de cada palavra nos textos institucionais de apresentação do negócio, linha de mármores e seus diferenciais.
A nomeação dos materiais da linha do Mármore Aré envolveu criatividade e entusiasmo por parte da equipe da Marino. Os nomes escolhidos – Black Ink, Champagne Wave, Sand River, Hurricane, Blue River e Blizzard – foram selecionados cuidadosamente e seguem uma regra para nomeação dos próximos mármores que forem descobertos e lançados pela CAVA Rochas.
Bacana, não é mesmo?
Qualidade, Sofisticação e Comunicação de Impacto – Design Editorial e Promocionais
A Marino criou todas as peças necessárias para a rotina de comunicação, como catálogos digitais e impressos, timbrados, cartões de visita, etiquetas de identificação para comercialização e exportação e anúncios para revistas especializadas.
Para a CAVA Rochas, o objetivo era reforçar a imagem da marca e transmitir sua mensagem de qualidade e sofisticação. Com isso, a empresa agora tem uma comunicação completa e coerente com sua nova estratégia de marca.
Outro aspecto muito importante do projeto foi o desenvolvimento do Website Institucional da CAVA, que iremos falar em seguida.
Do Brasil para o Mundo – Website Institucional
Exploramos a origem do Mármore Aré e temos a certeza que é um material que está pronto para alcançar o mundo e o website da empresa possui papel fundamental nesse processo.
A Marino ficou responsável também pela criação de um Website Institucional bilíngue para a CAVA Rochas, que inclui todas as informações sobre a empresa e sobre o Mármore Aré.
Com um design moderno e elegante, que destaca os produtos oferecidos pela empresa, o website também conta com funcionalidades que facilitam a navegação e a experiência do usuário, tornando mais fácil encontrar as informações necessárias e entrar em contato com a empresa.
E aí, o que achou?
O projeto da CAVA Rochas é um exemplo da expertise da Marino em projetos de estratégia e comunicação de marca. Que tal contar com a gente e chegar ainda mais longe no seu negócio?