A maioria das pessoas já reconhece que o design é um catalisador para a mudança. Ele estimula a inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços, seja para aprimorar a qualidade de produtos existentes, criar diferenciação da concorrência, lançar novas marcas ou fortalecer aquelas já existentes.
O design entrou com firmeza na agenda econômica do Brasil. Não é mais a cereja do bolo para produtos e marcas de luxo. Atualmente, ele está presente na maneira como as organizações são estruturadas, como operam e como pensam.
Pequenas, médias e grandes empresas têm investido estrategicamente em seus negócios, seja para criar diferenciação da concorrência, engajar e fidelizar clientes, lançar novos produtos ou melhorar aqueles já existentes.
O bom design pode mudar positivamente vidas, comunidades e organizações. Pode criar lugares melhores para se viver, transformar negócios, seus produtos e serviços.
Eventualmente, empresários e gestores têm dúvidas quanto ao retorno sobre este tipo de investimento, pois o seu uso não é um exercício tão simples. Um exemplo disso é que ele demanda tempo para o desenvolvimento de uma gestão adequada.
Será que as minhas vendas aumentarão depois que eu investir em gestão de marca? As pessoas consumirão mais o meu produto depois que eu mudar a minha embalagem? Qual o impacto que um novo site pode trazer para o meu negócio?
O fato é que as estatísticas que comprovam os lucros financeiros sobre o investimento em design, dentro dos limites da análise tradicional (ROI) está bem estabelecida.
O ROI é um cálculo feito para saber se um investimento valeu a pena. Ele calcula quanto você teve de retorno em relação ao valor investido.
Todo o capital investido em design tem expectativa de retorno e o benefício gerado pode ser mensurado de maneira quantitativa.
A Marino reuniu alguns números que demonstram o impacto do design sobre os negócios. Confira!
- Para cada R$4,50 investido em design, empresas obtêm em média mais de R$18,00 de lucro operacional líquido, mais de R$90,00 de faturamento líquido.
- No segmento das exportações, o retorno para o investimento (ROI) em design, é em média de 500%.
- O Payback para um investimento é de aproximadamente 20 meses.
- 3 em cada 4 empresas que investiram na área em um nível estratégico afirmam que se tornaram mais competitivas.
- Empresas que investem em design têm seu Market Share e Turnover de Investimentos ampliado, em média, em 7%.
- 71% das empresas que investem conseguem lançar novos produtos no mercado no período de um ano.
As transformações visionárias ocorrem quando estratégias são formuladas e colocadas em prática, identificando oportunidades para impactar positivamente o negócio. A seguir, confira como as empresas fazem os seus investimentos:
A performance de empresas que investiram em de modo estratégico é bastante superior a performance de empresas que não investiram em (ou investiram muito pouco). Veja no gráfico abaixo:
Números importam, não é mesmo? Esperamos que este conteúdo tenha sido enriquecedor.
Venha crescer com a Marino! Nós podemos potencializar os seus resultados financeiros.
Fontes
- Design Council. The Design Economy, 2018.
- Frog. The Business Value of Design, 2017.
- Ministério da Indústria, Comércio, Exterior e Serviços. Diagnóstico do Design Brasileiro, 2014.