Hoje, a Marino te convida a embarcar em uma jornada pelo projeto completo de rebranding da NSG Engineering, consultoria de engenharia offshore, naval e subsea com 14 anos de experiência no setor.
A empresa, que se destaca por seu compromisso com a excelência e a inovação, nos procurou com um objetivo: organizar sua estratégia de marca, desenhar seu posicionamento e revitalizar sua identidade, proporcionando uma imagem mais moderna e alinhada aos desafios do cenário global do setor offshore.
Hora de conhecer a NSG após o Jeito Marino de Construir Marcas Fortes! Todos à bordo?
Diagnóstico e Planejamento Estratégico
Mergulhando na profundidade de uma marca com vasto conhecimento e expertise em sua área, nós sabíamos que precisávamos ir além do esperado ao desenvolver o rebranding da NSG.
Para isso, nosso primeiro passo foi realizar um minucioso diagnóstico e identificar as oportunidades, mas também os desafios que seriam enfrentados e superados durante nossa parceria. Dessa forma, organizamos um plano de investimentos em branding para a empresa.
O plano, que ainda está em execução, abrange o projeto de reposicionamento de marca, incluindo a entrega de estratégia, redação de conteúdos, redesign do sistema de identidade visual, elaboração de diversos pontos de contato offline e online, como website e e-books de apresentação comercial.
Agora, vamos falar um pouco sobre o Reposicionamento da NSG?
Reposicionamento da Marca
Antes de descobrir a melhor rota para uma marca navegar, precisamos entendê-la e observar suas nuances de forma atenta e crítica. Ao analisarmos a NSG, podemos destacar seu compromisso com entregas excepcionais que não apenas surpreendam, mas também sejam responsáveis pelo sucesso de seus parceiros.
Esse comprometimento faz com que a empresa seja reconhecida por oferecer soluções em engenharia inteligentes para desafios complexos. Seus serviços se destacam pela grandiosidade dos projetos e suas soluções eficientes e inovadoras.
Dessa forma, organizamos a filosofia da NSG assim:
1. Faça uma única vez. E faça certo.
A NSG é assertiva. Sua proposta é clara: assegurar que suas ações sejam calculadas e eficazes desde o primeiro passo. Tentativa e erro não é uma opção.
2. Especialistas visionários.
A NSG é especialista. Com uma equipe altamente capacitada, sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, a empresa se mostra apta a desenvolver soluções inteligentes e categóricas.
3. Inovação é o nosso norte.
A NSG é revolucionária. Seus desafios, por muitas vezes, ainda são situações inexploradas, fazendo com que a empresa precise criar soluções cada vez mais inovadoras, se mantendo na vanguarda da indústria offshore.
Junto a tudo isso, é importante citar que a empresa está em momento de expansão internacional. Com isso, precisávamos pensar em um slogan que se comunicasse com um novo mercado e traduzisse o negócio de forma prática e eficiente.
Pronto. Entendemos a NSG e seus anseios.
Assim, resumimos tudo isso na frase: Big Challenges. Smarter Solutions. (Grandes Desafios. Soluções Mais Inteligentes.) O novo slogan é a promessa de que não importa o tamanho do desafio, a empresa entrega soluções mais inteligentes que a concorrência e respostas inovadoras diante de problemas ainda desconhecidos.
Um posicionamento como esse precisa de um Sistema de Identidade Visual que demonstrasse todas essas informações, certo? E é isso que veremos agora.
Sistema de Identidade Visual
Quando falamos de redesign, precisamos avaliar a identidade da marca atual, as soluções gráficas que serão mantidas e o que precisará ser ajustado e, eventualmente, transformado por completo.
Com isso em mente, a Marino tomou as seguintes decisões estratégicas:
Cores — Optamos por manter o laranja que a marca utiliza desde sua fundação em 2014. Para transmitir elegância, seriedade e criar o contraste perfeito, pareamos o laranja com tons escuros de cinza-esverdeados, criando uma paleta robusta, moderna e séria.
Assinatura — NSG Engenharia agora é NSG Engineering. Como citamos anteriormente, o novo posicionamento da empresa busca se comunicar diretamente com o mercado internacional e a nova assinatura reflete isso.
Outra mudança marcante é o uso de letras minúsculas que ajudam a compor um ar tecnológico e moderno, algo significativo do setor.
Símbolo — O símbolo agora consiste em um asterisco aplicado sobrescrito, como se fosse a NSG elevada à potência. Esse asterisco contém uma seta interna apontando para o centro e para cima, simbolizando que as soluções da NSG impulsionam os clientes a alcançarem desenvolvimento.
A referência ao centro destaca a habilidade da NSG em acertar precisamente e no momento certo, enquanto o asterisco representa as complexidades dos desafios enfrentados pela empresa.
Elementos Gráficos — Um destaque adicional do projeto são os elementos gráficos de apoio ao sistema. Inspiradas nos projetos estruturais de navios e nos movimentos das ondas do oceano, as ilustrações geométricas e limpas representam um brilhante trabalho de design gráfico.
A abordagem matemática dessas ilustrações comunica simplicidade na complexidade, proporcionando uma representação visual única e impactante.
O Jeito Marino de Construir Marcas Fortes
Na jornada de transformação da NSG Engineering, testemunhamos e ajudamos a criar não apenas uma mudança visual e sim, a expressão tangível de uma empresa pronta para desbravar novos horizontes e alcançar ambientes ainda mais desafiadores.
Nosso método vai além de um processo, mergulhamos profundamente no DNA de uma empresa e transformamos isso em uma narrativa que ressoa como ondas capazes de comunicar e encantar clientes, parceiros e amantes de bons projetos de branding, design e comunicação.
Juntos, construímos não marcas, mas legados duradouros. Nos acompanhe no Instagram e também os projetos já publicados aqui no site, como o da Convenção de Vendas 2023.